Prefeitura de São Paulo usa base para cálculo de ITBI maior que deveria.
O sonho da casa própria é almejado por muitosss brasileiros, porém aqueles que nos últimos tempos adquiriram um imóvel no Município de São Paulo, pode ter pago de ITBI (Imposto de transmissão de bens imóvel) maior do que deveria.
.
Normalmente os municípios usam como base para o cálculo do ITBI o valor venal do imóvel, base essa que é a mesma para a cobrança do IPTU, ou o valor da transação de compra e venda.
.
Já o Município de São Paulo criou uma base própria e passou a exigir a cobrança do imposto sobre o chamado Valor Venal de Referência (VVR), um índice que determinado pela prefeitura que tem como pesquisas de mercado sem data de atualização pré-definida, valendo o que estiver mais elevado na data da transação.
.
Tendo em vista a baixa no mercado imobiliário o Valor Venal de referência tem se destacado frente aos demais e por isso a prefeitura tem cobrado o ITBI sobre o valor VVR.
.
Assim se você comprou um imóvel recentemente busque os Valores pagos no cartório, pois foi lá que você arcou com esse imposto, e refaça o cálculo para saber qual foi a base utilizada, é checar se saberá se de fato pagou a mais do que deveria.
.
Compartilhe essa informação com o maior número de pessoas para que elas possam refazer o cálculo é ver se não pagaram mais do que devia.
.
#tributario #tributário #direitotributario #justiça #direito #casapropria #casanova #casapronta #quemcasaquercasa #impostos #itbi #empreendedorismo #empresario #empreender #empreendedorismofeminino #embuscadejustiça #conhecimento #utilidadepublica #prefeitura #prefeituradesp #repasse #compartilhe